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09/09/2024

O que são marcos de desenvolvimento infantil?

Você já ouviu falar sobre os marcos de desenvolvimento infantil? Eles são etapas naturais da criança que indicam o progresso físico, cognitivo, emocional e social ao longo do tempo. 

Nesse caso, servem como guias para pais e profissionais de saúde para monitorar se o crescimento está ocorrendo de maneira adequada ou se existem potenciais problemas no meio do caminho.

Marcos do desenvolvimento infantil: como funcionam?

Cada um dos marcos representa uma fase em que a criança deve desenvolver novas habilidades, como:

  • Andar, 

  • Falar, 

  • Interagir socialmente, 

  • Resolver problemas. 

Eles são divididos em etapas, que variam conforme a idade e o desenvolvimento individual. As quatro principais fases descritas pela teoria de desenvolvimento de Piaget são:

Fase sensório-motora (0 a 2 anos)

Na fase sensório-motora, o bebê explora o mundo ao seu redor por meio dos sentidos e de suas ações físicas. 

É aqui que ele aprende a coordenar movimentos e a entender a relação entre suas ações e o ambiente. 

Durante este período, costumam criar habilidades como segurar objetos, engatinhar e geralmente, andar. 

Principais marcos:

  • Exploração dos sentidos (visual, tátil e auditivo);

  • Engatinhar, andar e começar a falar;

  • Entendimento dos objetos ao seu redor.

Fase pré-operatória (2 a 7 anos)

Já nesta fase, as crianças desenvolvem o pensamento simbólico, usando palavras, desenhos ou gestos para representar objetos e eventos. 

É aqui que a imaginação floresce, onde uma das brincadeiras de maior sucesso é o “faz de conta”. 

Porém, ainda há a predominância d o pensamento egocêntrico, sendo mais complicado compreender o ponto de vista dos outros, além da dificuldade de absorver os conceitos lógicos e reversíveis.

Principais marcos:

  • Desenvolvimento da linguagem;

  • Uso de símbolos e imagens para representar objetos;

  • Egocentrismo e dificuldade em lidar com conceitos abstratos.

Fase operatória concreta (7 a 11 anos)

Na fase operatória concreta, as crianças passam a entender melhor a lógica, especialmente em relação a objetos concretos. 

Nesse caso, conseguem resolver problemas simples e entender relações entre causas e consequências. 

Além disso, também desenvolvem a capacidade de organizar objetos por categoria, número ou sequência, entendendo mais o resultado de suas ações.

Principais marcos:

  • Capacidade de resolver problemas corriqueiros;

  • Desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas;

  • Organização lógica de objetos e informações.

Fase operatória formal (a partir dos 11 anos)

Essa fase é marcada pelo desenvolvimento do pensamento abstrato e pela capacidade de raciocinar de maneira mais complexa e hipotética. 

Os adolescentes formulam hipóteses, pensam criticamente sobre diferentes situações e refletem com mais clareza sobre conceitos como justiça, moralidade e futuro. 

É aqui que começam a considerar múltiplas soluções para um problema e a pensar de maneira mais sistemática.

Principais marcos:

  • Pensamento abstrato e hipotético;

  • Resolução de problemas complexos;

  • Reflexão sobre questões mais abstratas e imaginativas.

Esses marcos são essenciais para monitorar o desenvolvimento infantil, e é importante que os pais e cuidadores estejam atentos ao progresso da criança em cada um dos momentos. 

Caso haja dúvidas ou atrasos significativos, é recomendado buscar orientação médica ou profissional para a criança ter todo o suporte necessário para um desenvolvimento saudável.

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