O que são marcos de desenvolvimento infantil?
Você já ouviu falar sobre os marcos de desenvolvimento infantil? Eles são etapas naturais da criança que indicam o progresso físico, cognitivo, emocional e social ao longo do tempo.
Nesse caso, servem como guias para pais e profissionais de saúde para monitorar se o crescimento está ocorrendo de maneira adequada ou se existem potenciais problemas no meio do caminho.
Marcos do desenvolvimento infantil: como funcionam?
Cada um dos marcos representa uma fase em que a criança deve desenvolver novas habilidades, como:
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Andar,
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Falar,
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Interagir socialmente,
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Resolver problemas.
Eles são divididos em etapas, que variam conforme a idade e o desenvolvimento individual. As quatro principais fases descritas pela teoria de desenvolvimento de Piaget são:
Fase sensório-motora (0 a 2 anos)
Na fase sensório-motora, o bebê explora o mundo ao seu redor por meio dos sentidos e de suas ações físicas.
É aqui que ele aprende a coordenar movimentos e a entender a relação entre suas ações e o ambiente.
Durante este período, costumam criar habilidades como segurar objetos, engatinhar e geralmente, andar.
Principais marcos:
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Exploração dos sentidos (visual, tátil e auditivo);
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Engatinhar, andar e começar a falar;
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Entendimento dos objetos ao seu redor.
Fase pré-operatória (2 a 7 anos)
Já nesta fase, as crianças desenvolvem o pensamento simbólico, usando palavras, desenhos ou gestos para representar objetos e eventos.
É aqui que a imaginação floresce, onde uma das brincadeiras de maior sucesso é o “faz de conta”.
Porém, ainda há a predominância d o pensamento egocêntrico, sendo mais complicado compreender o ponto de vista dos outros, além da dificuldade de absorver os conceitos lógicos e reversíveis.
Principais marcos:
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Desenvolvimento da linguagem;
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Uso de símbolos e imagens para representar objetos;
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Egocentrismo e dificuldade em lidar com conceitos abstratos.
Fase operatória concreta (7 a 11 anos)
Na fase operatória concreta, as crianças passam a entender melhor a lógica, especialmente em relação a objetos concretos.
Nesse caso, conseguem resolver problemas simples e entender relações entre causas e consequências.
Além disso, também desenvolvem a capacidade de organizar objetos por categoria, número ou sequência, entendendo mais o resultado de suas ações.
Principais marcos:
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Capacidade de resolver problemas corriqueiros;
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Desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas;
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Organização lógica de objetos e informações.
Fase operatória formal (a partir dos 11 anos)
Essa fase é marcada pelo desenvolvimento do pensamento abstrato e pela capacidade de raciocinar de maneira mais complexa e hipotética.
Os adolescentes formulam hipóteses, pensam criticamente sobre diferentes situações e refletem com mais clareza sobre conceitos como justiça, moralidade e futuro.
É aqui que começam a considerar múltiplas soluções para um problema e a pensar de maneira mais sistemática.
Principais marcos:
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Pensamento abstrato e hipotético;
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Resolução de problemas complexos;
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Reflexão sobre questões mais abstratas e imaginativas.
Esses marcos são essenciais para monitorar o desenvolvimento infantil, e é importante que os pais e cuidadores estejam atentos ao progresso da criança em cada um dos momentos.
Caso haja dúvidas ou atrasos significativos, é recomendado buscar orientação médica ou profissional para a criança ter todo o suporte necessário para um desenvolvimento saudável.
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